Gu Nogueira
Gu Nogueira - La Musique

Olá, sou o Gu Nogueira, compositor, cantor, violonista e, apesar de não ser percussionista, já toquei muita percussão nessa vida.

Não tenho a intenção de, simplesmente, ensinar você a tocar violão, seguir melodias e aprender novos acordes, mas juntos, abrirmos a porta para sua expressividade natural através do instrumento, da música, da arte.

Eu nunca quis dar aula de música ou violão, pois tem tantos professores maravilhosos por aí, mais completos do que eu em tantos aspectos. Mas, de repente, me vi com pessoas querendo aprender comigo quando viam minha relação com a música. Chegou um momento que começou a ficar difícil dizer não, e desde então fui ensinando tudo o que eu sabia, usando o que aprendi com meus professores e fazendo de tudo para entender o que o aluno deseja aprender.

Com a vontade de transferir tudo o que sei, e de ganhar mais ferramentas para ensinar e fazer o aluno se apropriar de sua própria liberdade para poder se expressar com confiança, eu passei a estudar mais.

Minhas aulas dependem do caminho que o aluno aponta, podendo seguir desde metodologias mais tradicionais, embasadas por todos os princípios teóricos da música, até um aprendizado mais livre, baseado no que está por trás das músicas e suas sensações, ou até direto ao ponto motivador do aluno - como por exemplo, de aprender determinada música.

Mesmo se o aluno quer apenas aprender a tocar aquela música “x” e não quer saber de teoria, é possível construir uma base teórica de uma maneira mais leve, pois cada música tem sua necessidade técnica específica, que pode ser aprendida em sincronia com sua música preferida, mantendo o aprendizado motivador sem perder a consistência de fundamentos importantes.

É claro que tudo isso é construído com dedicação e muito relacionamento e parceria, podendo levar mais ou menos tempo. Não tem mágica, mas tem apoio e confiança incondicionais.

Além do meu contato direto para dúvidas, o aluno recebe ao final de cada aula um vídeo de apoio feito com o conteúdo específico daquela aula para poder exercitar durante a semana quantas vezes quiser, disponibilizado numa playlist privada no YouTube, onde ele consegue, inclusive, diminuir ou aumentar a velocidade do vídeo de acordo com sua prática na lição.

Uma vez me pediram pra escrever, em poucas frases, como eu pensava na questão do ensino/aprendizado pra apresentar meu trabalho como professor de música. Eu escrevi assim:

“Não existe algo que você não consiga aprender.

Qualquer pessoa é capaz de cantar e tocar.

Qualquer dificuldade técnica nunca é falta de capacidade.

O nosso relacionamento é capaz de tirar todas as barreiras que dificultam o aprendizado.”

Para mim, a música é uma ferramenta de libertação, é uma oportunidade de abrir o coração e conhecer outros corações abertos. É a oportunidade de uma conexão muito profunda consigo mesmo, com Deus e com todos, sem as duras paredes do medo que costumamos levantar sem necessidade.

Eu tive muitos professores incríveis na minha estrada, aos quais sou totalmente grato. Mas talvez, o professor com quem mais me permiti aprender e aprofundar na arte da música e que, além de meu professor, é meu amigo, meu irmão nessa jornada, se chama Kaw Yin. O Kaw Yin também é compositor, cantor e violonista e é um dos fundadores da Coexiste, uma escola existencial que apesar de não possuir aulas de música, tem a música e a arte em seu DNA.

Hoje até estamos juntos e empreendemos esse projeto que é o da minha vida, mas desde 2012, aprendo com ele muito de perto e nunca esqueço de uma coisa que ele dizia pros seus alunos de canto, quando ainda lecionava, que eu levo comigo pra tudo que eu faço, e que acabo compartilhando com meus alunos de alguma maneira: “Eu sempre perguntava para os alunos que chegavam, o que eles queriam e a resposta normalmente era: quero aprender a cantar. Eu, então, sinceramente, respondia: não é isso que você quer, você quer ser feliz e acredita que o canto pode fazer isso por você. De fato, pode sim te ajudar, mas você precisa de algo mais consistente. Você precisa se conhecer melhor e, se o canto te ajudar nisso, terá feito o máximo por você, para que possa compartilhar com todos que ouvirem o seu resultado”.

Naquela época, ele tinha uma escola chamada “Voz e Consciência”, e hoje eu entendo que uma coisa não precisa ser separada da outra. É possível ser feliz, e podemos usar a música nesse sentido.

A La Musique tem essa vontade, de promover qualidade de vida por meio da música, ou melhor: “Música além das notas musicais.”

Ligue já e marque sua aula GRATUITA
011-98084-3103

Márcia Regina